Dicas para aproveitar o final de ano

A proximidade do início do verão e o aumento da temperatura fazem com que muitas pessoas procurem lagos, praias e rios. Entretanto, se não houver cuidados e respeito às regras de segurança, esses momentos de lazer podem se transformar em tragédias.

Por conta disso, o Corpo de Bombeiros faz um alerta para as pessoas que costumam se divertir nesses locais.

O afogamento é a quarta causa de mortes em adultos em todo o Brasil, ficando em terceiro lugar entre as crianças na faixa de 5 a 14 anos.

- Nos adultos as ocorrências estão ligadas à ingestão de drogas (medicamentos ou álcool), enquanto que a principal causa nas crianças é por descuido dos pais.

Por conta de o afogamento ser uma das principais causas de mortes entre crianças, os bombeiros disseram que os pais têm que tomar todos os cuidados com seus filhos quando vão a esses locais.

- Os pais devem estar sempre vigilantes e ensinar sobre os riscos que esses locais oferecem a seus filhos, para evitar acidentes.

Outro fator que é um dos maiores causadores de afogamentos é a imprudência dos banhistas que, em alguns casos, entram na água sem ter conhecimento das condições de segurança desses locais. No caso das praias, os bombeiros sempre colocam placas na areia, indicando as condições do mar, como a presença de correntezas.

- As pessoas devem conhecer os locais aonde elas vão e devem procurar ficar próximo dos bombeiros guarda-vidas, observar as indicações deles e as placas colocadas na areia.

As pessoas têm que ser prudentes antes de entrar na água, seja dos lagos, praias ou rios.

- O mais importante é a pessoa conhecer o local onde ela vai entrar. Porque, às vezes, elas têm uma noção visual do local e acham que é seguro, mas na verdade não é assim.

O mergulho em água rasa pode causar acidentes traumáticos com sequelas incapacitantes, pois, ao mergulhar nesses locais sem ter o conhecimento das condições de profundidade, as pessoas têm o risco de se chocarem com algo em baixo da água e assim sofrerem lesões.

O excesso de confiança das pessoas faz com que elas se submetam a riscos que podem causar acidentes fatais.

- O sujeito se acha capaz de nadar naquelas condições, desobedece às regras básicas de segurança e se expõe a riscos desnecessários.

Os bombeiros orientam que é preciso ter muito cuidado na hora de salvar uma possível vítima de afogamento, porque a falta de preparação em algumas situações pode terminar tragicamente com a vítima e "salvador" afogados.

- Para salvar não basta ser um excelente nadador, porque esse indivíduo que tenta salvar outra pessoa pode se tornar uma vítima. Então, o ideal é que ela chame um guarda-vidas, se estiver na praia, ou se estiver na piscina chame um guardião de piscina. Como o afogamento acontece muito rápido, as pessoas podem jogar objetos flutuantes na água para tentar salvar a vítima, que ao se afogar tenta segurar em algo. 

Saibam curtir a viajem com segurança, prestando muita atenção nos locais de risco e fiquem sempre atentos em suas crianças!!!

Fonte: http://guarda-vidas-maresias.blogspot.com

Entre em contato com a Bedel para fazer
um orçamento de acordo com as suas
necessidades

Para receber nossos Artigos e Notícias digite seu e-mail aqui