AET

Análise Ergonômica de Trabalho

A análise ergonômica do trabalho é embasada na regulamentação, através da NR-17, norteia a elaboração do parecer ergonômico sobre as atividades de trabalho. Identifica os riscos ergonômicos e oferece possíveis soluções, através intervenções ergonômicas, concebendo melhorias no posto/ ou ambiente de trabalho para o controle dos riscos.

Abordagens:

Macroergonomia: é uma abordagem sociotécnica porque lida com três subsistemas: o tecnológico, o pessoal, e o do trabalho que consiste na estrutura organizacional e processos compreensão dos aspectos organizacionais (ambientais, tecnologias, modo operatório e fatores humanos).

Microergonomia: análise dos postos de trabalho.

Laudo Ergonômico

Documento formalizado onde consta a descrição de cada posto de trabalho conforme itens avaliados pela NR 17.

Para cada posto de trabalho elabora-se laudo/ parecer ergonômico sobre a condição de trabalho atual, bem como as possíveis soluções e proposições de melhorias corretivas ou mesmo de concepção.

As etapas da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para confecção do Laudo Ergonômico são as seguintes:

a) Apreciação ergonômica: fase inicial, exploratória que abrange o mapeamento dos problemas ergonômicos da empresa. Realizam-se observações no ambiente da pesquisa e entrevistas com supervisores e trabalhadores, além de registros fotográficos.  Ainda, levanta-se “quem faz”, “o que faz”, “como faz”, “quando faz” e “onde faz”.

b) Diagnose ergonômica dos fatores (ambiental, biomecânico, conteúdo do trabalho, organizacional, riscos e empresa): consiste no detalhamento da apreciação ergonômica e análise dos dados obtidos no levantamento. -> Efetua-se o levantamento de dados por meio de observações diretas e indiretas (registros fotográficos); entrevistas; questionários; documentos: trabalho prescrito, histórico dos postos: doenças, acidentes, afastamentos, absenteísmos; condições físico-ambientais do posto de trabalho real ou descrito. Portanto, na fase de diagnose ergonômica, realiza-se análise das atividades da tarefa, considerando-se as exigências físicas, cognitivas, mentais e psíquicas, o posto de trabalho, as ferramentas usadas e a organização do trabalho. Esta etapa finaliza com o relatório de diagnóstico ergonômico (Laudo Ergonômico).

Entre em contato com a Bedel para fazer
um orçamento de acordo com as suas
necessidades

Para receber nossos Artigos e Notícias digite seu e-mail aqui